Cuidados com a sua tartaruga
Como criar uma tartaruga doméstica?
Neste blog vamos apresentar as informações mais importantes para pessoas que desejam adquirir uma tartaruga em sua casa. Criar uma tartaruga doméstica pode parecer uma tarefa árdua para muitos, mas este animalzinho não precisa de muito para ter uma vida longa e saudável.
Vamos conferir a seguir:
Motivos para ter uma tartaruga:
Para criar uma tartaruga exige responsabilidades que, de certa forma, muitas casas atendem sem problemas. Mesmo sendo um animal silvestre, as tartarugas são, além de fofas, bem sociáveis com os seus donos e outros animais, e podem ser uma boa companhia para tutores de todas as idades, incluindo crianças (com uma adequada supervisão de adultos), gerando uma nova experiência dentro de casa.
Como cuidar de uma tartaruga?
Para que a sua tartaruguinha tenha uma vida saudável e duradoura, neste primeiro momento é importante saber identificar qual a espécie da sua tartaruga, assim podemos direcionar uma alimentação adequada e saber qual o melhor habitat para o seu amigo. Em todo o caso, busque por um veterinário especialista em répteis e anfíbios para conferir com qual espécie de tartaruga estamos lidando. Para facilitar este guia, separei AQUI, uma listagem com as principais espécies e suas características únicas para que seja identificado qual o tipo de tartaruga você possui.
Quais os cuidados com o habitat e alimentação do animal?
Para cuidar de uma tartaruga doméstica, é necessário ter em mente que este animal é onívoro, ou seja, se alimentam de folhas verdes, verduras, frutas, crustáceos e até mesmo podem ter se alimentar de uma ração específica repleta de proteínas. É necessário alimentá-las de 2 a 3 vezes ao dia podendo alternar entre os alimentos, assim a sua tartaruga poderá desenvolver um casco rígido e forte, além de se manter em uma boa forma. Nunca esquecendo que, assim como os humanos, as tartarugas precisam se hidratar frequentemente com água potável para que possam equilibrar a temperatura corporal ao longo dos dias.
Ainda assim, para que a sua tartaruga se sinta segura e confortável, é de suma importância adquirir um aquário ou tanque se seja aproximadamente, 10x o tamanho da sua tartaruga, para poder fazer uma divisão de ⅔ da região composta por água, e ⅓ composta de terra. Assim o animal poderá transitar para se hidratar, nadar e se sentir acolhido em seu mais novo ambiente. Especialistas indicam o uso de uma lâmpada UV adequada para que o habitat fique na temperatura ideal, mas sempre observe, já se é necessário oscilar entre 25°C a 30°C, dependendo da espécie, para ser considerado um ambiente saudável para a tartaruga.
Alertas sobre a saúde do seu pet
Devido a um cardápio bem vasto, é muito importante saber organizar quais alimentos a sua tartaruga irá comer ao longo da semana porque existe uma doença acarretada por falta de vitaminas no organismo do seu animalzinho, chamado de Hipovitaminose. As tartarugas hoje, mesmo sendo animais silvestres, precisam da intervenção humana para a sua sobrevivência, então se atente aos seguintes pontos que vão ajudar a proteger o seu pet:
- Busque limpar o habitat da tartaruga semanalmente;
- Coloque-a para tomar banho de sol por pelo menos 30 minutos;
- Certifique de que não haja nenhuma ferida em seu casco;
- Caso tenha outros animais na residência, CUIDADO com a integração da tartaruga em sua casa;
- A prevenção nunca é demais, então faça um acompanhamento com o veterinário regularmente.
Dicas que podem facilitar a vida do tutor e da sua tartaruga
Podemos concluir que criar uma tartaruga não é nenhum “bicho de sete cabeças”, assim como todo e qualquer ser vivo precisa de um pouco de atenção e responsabilidade, e seguindo todos os passos informados anteriormente, pode ter certeza de que a sua tartaruga terá muita história para contar. Existem criadores com certificados de origem de nascimento além de poder proporcionar o melhor acompanhamento para quem deseja, de fato adquirir o seu pet, então faça uma busca próximo de sua residência e opte sempre por uma comunicação clara e confiável com o cuidador.
0 Comments Adicionar um comentário?